Páginas

sábado, 4 de março de 2017

Das coisas que fazem tremer o nosso mundo


Uma vez a minha sogra disse-me "Tu és tão fria!!" O meu sogro tinha acabado de ter um enfarte e eu, como sempre, não demonstrava as minhas emoções, só desvalorizava, dizia que não ia ser nada, eu era a "forte".

Eu sou mesmo assim. Fria!... no primeiro impacto. Demoro a assimilar as más notícias. A minha primeira reação é sempre tentar ver a parte racional da situação. A minha primeira reação é ver o copo meio cheio.

Passado 5 minutos desabo completamente.

Há 3 anos atrás, estávamos nós de férias no Algarve e a minha mãe ligou-me a dizer que a minha avó tinha falecido. A minha primeira reação foi sentar-me a tomar o pequeno almoço e depois fazer calmamente as malas. Desabei quando cheguei cá acima à beira da minha mãe.

Eu sou fria!

Uma vez ligaram-me a dizer que a minha filha tinha partido um braço e o que eu fiz primeiro foi arrumar a papelada toda que tinha em cima da secretária e sair calmamente do escritório. Desabei 5 minutos depois.

Ontem fui repetir um exame no qual a médica me disse que via ali um nódulo, mas que talvez não fosse nada e a minha primeira reação foi... nada... não fiz as mil perguntas que agora queria ter feito e saí.

Desabei no carro, 5 minutos depois ao telefone com o meu marido, nem conseguia falar. Desabei ao passar em frente ao cemitério onde está a minha amiga C. que morreu de cancro com a minha idade. Desabei no escritório, ao desabafar com o meu amigo enquanto ele me lembrava que eu vejo sempre o lado positivo das coisas. Tenho desabado aos poucos sempre que me passa pela cabeça que pode não ser nada, mas que pode ser tudo.

E eu só quero não desabar perto da minha filha, mas mesmo ela só tendo estado comigo meia hora (foi dormir a casa de uma amiga), já me perguntou por 3 vezes se está tudo bem.

E se calhar está tudo bem, mas se calhar está tudo mal e é essa incerteza que mais está a dar cabo de mim.

Adenda: Não sou médica, mas depois de ler o relatório que fui buscar há pouco fiquei mais tranquila "Nódulo de média densidade de 10mm de contornos regulares e bem definidos sem microcalcificações...As suas características são de benignidade sugerem tratar-se de fibroadenoma... Classificação: Achados provavelmente benignos, aconselha-se vigilância especial"

Segunda-feira tenho consulta...

3 comentários:

  1. As vezes os mais fortes e frios são os mais "fracos", contra mim falo. Fico aqui de dedos cruzados a torcer para estejas só a ser uma tontinha que está para ai a desabar sem motivo nenhum ;) vai correr bem. Um beijo e muita força

    ResponderEliminar
  2. Por muito fria que seja a verdade é que tem necessidade de deixar essa frieza para trás nos momentos mais difíceis. É a sua primeira reação, mas não é aquela que se mantém depois! Espero que fique tudo bem, sem preocupação de maior!
    https://jusajublog.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  3. Não diria que és fria: apenas demoras a assimilar e reagir às notícias!
    Espero (e fico a torcer) para que se mantenha a benignidade! Há-de correr tudo bem! mantém o espírito positivo!
    Bj

    ResponderEliminar