Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2016

Poupanças


Uma das resoluções de ano novo de muitas pessoas é poupar mais. Há por aí imensas dicas e planos, vou partilhar as minhas.

- Já há alguns anos que utilizo o cartão multibanco só mesmo em último caso. Manusear o dinheiro vivo dá-nos maior sensação de que estamos a gastar.

- As despesas que posso pagar po débito direto (água, luz, gás, televisão) pago.

- Todos os meses tiro uma determinada quantia que guardo num envelope para férias, contribuição autárquica e selo do carro. São despesas anuais, que se formos pondo de lado pouco que seja mensalmente, nos vai custar muito menos quando chegar a altura de desembolsar.

- No início do mês levanto uma determinada quantia fixa para compras de supermercado e para despesas minhas. Divido essa quantia pelo número de semanas do mês e ao domingo à noite ponho na carteira a quantia para a semana que vai começar. Ao mesmo tempo coloco de lado o dinheiro que sobrou da semana anterior. Há semanas em que sobra um valor simpático, há semanas em que não sobra nenhum. O que é certo é que até tenho juntado uns trocos assim e ainda en novembro ofereci-me um bilhete vip para um concerto que eu queria mesmo ir.

Acho que isto das poupanças já me está no sangue. Já precisei, agora felizmente as finanças estão estabilizadas, mas apesar disso, continuo a gostar de me desafiar e se há coisa que eu não suporto é o desperdício.

4 comentários:

  1. És muito metódica. É bom ser assim. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! :)
    Eu preciso de estabelecer um método. Não que seja muito desperdiçada mas... tenho noção que gasto sempre um pouco mais do que seria necessário...

    ResponderEliminar
  3. Devia de ler este teu post todos os dias como se fosse um mantra.... Poupar, infelizmente não me está nos genes, faço um esforço, é verdade, mas é isso mesmo... um esforço. Mas gostei da dica!

    Beijos,
    Sweet

    ResponderEliminar