Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Dos serões



Há os serões de silêncio… o marido a dormitar, a filha a ver vídeos no telemóvel, eu a ver uma série com o olho meio fechado…

Há os serões de miminhos, com ela deitada no meu peito que me levam sempre, mas sempre a cheirar-lhe o cabelo e deixar-lhe um beijo na nuca…

Há os serões de galhofa. Não é por estarmos sozinhas que estamos mesmo sozinhas… ontem foi um desses. Ela na “conversa” com duas amigas via privado do instagram ora com fotos, ora com mensagens, ora com vídeos, tudo um bocadinho a aparvalhar. Às tantas, a conversa já era a quatro :-).

Todas as amigas gostam da mãe da Bia e a Bia adora que gostem da mãe dela e nunca tem nem sequer uma pontinha de vergonha da mãe Lena.

Confesso que eu sempre quis ser a mãe fixe. O que não imaginei é que isso seria uma coisa tão natural para mim. Não me quero intrometer demais, não quero ser a cola, a chata, mas confesso que adoro quando me chamam para fazer parte da brincadeira.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sessenta


Faltam precisamente sessenta dias para o meu evento do ano. É algo que eu quero assistir nem que seja só uma vez na vida. Eu vou lá estar e em boa companhia, ainda por cima.

Podia pegar neste número tão redondinho e usá-lo como motivação para o meu primeiro objetivo. Será que consigo andar na linha durante sessenta dias?... os aniversários até já acabaram e tudo, o tempo começa a aquecer...

A juntar a isso, o dia 1 de fevereiro é uma data que está intimamente ligada ao evento de 31 de março e está já aí ao virar da esquina...

O que achas Sweet? Sem desculpas! Pensa nisso...

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Faço depois...


A semana que passou foi muito disto na minha cabeça:

*2ª feira*
- Logo hoje que eu ía fazer uma caminhada, tinha de chover... que peninha...

*3ª, 4ª e 5ª feira*
- Sweet levanta o cú do sofá e vai fazer elítica! Ou step!
- Estás cansada e aqui está quentinho não é... deixa lá Sweetezinha, fazes depois, hoje mereces sofazinho...

*6ª feira*
- Amanhã não vais à aula de natação para ajudares a princesa a estudar, mas logo vais a uma aula livre para compensar, promete Sweet...
- Ahhhhh! a aula livre é às 9 da noite... está taaaanto frio e uuii, ligaram o aquecimento cá em caaaasa... OK, não vais hoje, mas amanhã vais fazer 1 hora de caminhada!!
- Shame on you!! Pelo menos pega no step enquanto vês o Um homem entre mulheres (que fiz, pelo menos...)

*sábado*
- Está solzinho, mas lá fora está um frio!! Pronto, pronto, não faço 1 hora de caminhada, mas faço 30 minutos de elítica (que fiz, vá lá...) Amanhã sim, faço 1 hora de caminhada.

*domingo*
*levanta da cama - deita no sofá a ver a Anatomia de Grey - vem a filha para o miminho - faz o almoço - almoça - estuda com a filha - faz uma máscara facial - vai tomar banho - joga SIMS com a filha - faz o jantar - janta - faz uma maratona de Friends e de Modern Family enquanto faz crochet - vai dormir - exercício zerinho*

Conclusão:
Sou uma procrastinadora profissional! Empurro com a barriga até não poder mais e conheço todas as desculpas do livro... TODAS!!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Fim de semana maravilhoso (not)


Vai ser passado a ajudar a adolescente a estudar:

- Resumos de História A
- Resumos de Geografia A
- Estudar Português
- Estudar MACS
- Adiantar trabalho de Geografia

Sim, eu ainda ajudo a minha filha a estudar, especialmente História e Geografia. São disciplinas maçudas e comigo ela tem uma espécie de explicação particular da matéria, o que a meu ver é uma mais valia para ela.

Ah e tal, ela tem de ser autónoma e tudo o mais... é nas outras disciplinas, nestas ela sente-se mais segura com a minha ajuda, não é por aí que vem mal ao mundo e obviamente eu não estudo a matéria por ela.

Enquanto ela quiser, vou ajudá-la no que conseguir (exceto MACS, tudo o que seja relacionado com números, estou fora!)

Se sobrar tempo (aka quando ela estiver a dormir), tenho 4 sessões de 30m de exercício para fazer.

Sim, que aqui a pastelona da Sweet comprometeu-se a puxar pelo corpinho 4 vezes esta semana e ainda não fez a ponta de um corno - shame on me...

Bom fim de semana, minha gente!

domingo, 21 de janeiro de 2018

Do avançar dos anos


Ela tem 84, ele tem 87 e partilham a rotina há 66 anos, a idade do meu pai.

Foi para casa deles que eu fui com 3 meses de idade e onde ficava enquanto os meus pais iam trabalhar. A escola sempre foi lá perto e era para onde voltava quando não tinha aulas, para almoçar ou nas férias. Foi assim até acabar a faculdade, já na casa dos vinte anos.

Ela sempre foi uma regateira de primeira, ele sempre paz de alma, mais apaziguador e paciente.

Era ela que me levava a tomar um pinguinho ao café, que me ensinou a fazer renda e a coser à máquina.

Era ele que levava o meu irmão a dar milho às pombinhas, a passear de autocarro ou ver os comboios à estação.

Agora custa-me entrar em casa deles e já não sentir o cheiro característico a naftalina, o "cheiro a casa da avó Dete e do Buzinho"... O cheiro agora é mais intenso, cheira mais a mofo, como se a própria casa nos lembrasse que eles estão tão envelhecidos como ela.

Custa-me falar para a minha avó e sentir nitidamente que a mente dela já não acompanha o meu raciocínio... Muitas vezes ela não responde ao que eu pergunto, porque não ouve, ou porque não percebe nem acompanha a minha conversa...

Custa-me ver o meu avô a andar curvado para a frente, mas com a convicção que ainda tem uma dúzia de anos a menos e que as ruas ainda são todas dele para as palmilhar. Ele não se vê com 87 anos, tenho a certeza disso, na cabeça dele ainda tem uns 70...

Eles continuam completamente independentes e eu por vezes continuo a vê-los como sempre foram... outras vezes consigo ver todas as fragilidades que lhes apareceram.

Ele continua a passear todas as tardes... Ela continua a fazer a lida da casa sozinha no seu vagar... como sempre foi, a vida toda.

Custa-me ver que lhes custa que o corpo e a mente envelhecidos já não respondam como dantes e custa-me que isso lhes custe.

Custa-me acima de tudo ver a amargura que se apoderou dela neste fim de vida e custa-me ainda mais sentir que ela está à espera de morrer... esta já não é a avó Dete que conheci.

Hoje ele fez 87 anos e disse Espero de hoje a um ano estar aqui a fazer mais um brinde!

Ela fez em outubro 84 anos e disse Se vocês soubessem qual foi o desejo que pedi quando apaguei as velas...

Eu sei o desejo que ela pediu. Só queria que o nosso senhor se lembrasse de mim! Ela não o disse dessa vez, mas de tantas que já o ouvi, sei que foi esse o desejo dela.

Custa-me que a minha vontade de ir lá tenha reduzido drasticamente, apesar de continuar a ir. Por um lado, sei que gostam da nossa visita, mas ao meu eu egoísta custa ver o definhar progressivo daquelas pessoas que me criaram...

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Dos lanches...

Lá me consegui inspirar (obrigada Pinterest, és um mundo!) e saíram uns lanchinhos novos com combinações deliciosas:

Wrap misto, tangerina, mix de frutos secos e chazinho

Iogurte, pêra, granola caseira de aveia e frutos secos, queijinho

Uvas, rolinhos de queijo e fiambre e pretzel sticks

Já há uns meses que deixei de beber leite regularmente e sinto-me muito bem, mas por favor não me tirem o meu queijinho :)

Estou a adorar estas novas combinações!

domingo, 14 de janeiro de 2018

Restos de restos


Cá em casa tudo se aproveita... TUDO!

Há umas 3 semanas sobrou churrasco misto. E se há coisa que eu não gosto é de churrasco aquecido. Vai daí tirei os ossos ao frango e às costelinhas e a gordura à picanha, triturei tudo e congelei.

A minha ideia inicial era fazer croquetes ou rissóis, mas a carne não tinha molho nenhum...

Hoje preparei brócolos para os almoços da semana e sobraram os talos. Em vez de os meter na sopa cozi-os com 2 batatas doces, esmaguei tudo com um garfo e juntei à carne picada...

E... Tcharannn.... Bolinhos de carne com batata doce e brócolos! Uma versão alternativa aos bolinhos de bacalhau 😄, que serão depois feitos no forno, pincelados com um pouco de azeite.

Hoje passei 3 horas na cozinha, mas adiantei imensa coisa:
- Fiz sopa
- Fiz farinha de coco tostado
- Fiz granola de aveia e frutos secos
- Cozi brócolos
- Salteei couve
- Fiz aperitivos de grão de bico (e não gostei)
- Adiantei a feijoada de lulas para o jantar de família de 3a feira
- Fiz o almoço
- Fiz os bolinhos de carne

Enquanto isso, tudo dormia... é a vantagem / desvantagem de ser uma autêntica morning person

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Preciso...

... de me inspirar para os snacks da tarde, para largar as sandes mistas... ando a comer pão a mais... 





domingo, 7 de janeiro de 2018

Vai com Deus...


Depois de ter voltado à rotina saudável durante a semana, o fim de semana foi recheado de festanças, bolos e comemorações.

Foram 3 aniversários dos 7 que se comemoram este mês e mal posso esperar para regressar de novo às sopinhas, chazinhos e legumezinhos.

E vai ser já hoje, só entrecortado por outro jantar de aniversário na próxima 4a feira...

Uff, já deito festanças pelos olhos!!!

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O meu corpo anda a bater palminhas


De contentamento, claro...

Apesar de não ter abusado muito nas festas, são sempre dias que fogem às rotinas e o simples facto de ver tanta comida à disposição é suficiente para ficar enfartada!

Agora que voltamos às sopinhas e à alimentação mais clean, o corpinho também voltou a desinchar e a funcionar como um reloginho!

É uma vitória imensa para mim que o corpo se tenha já rendido à alimentação saudável e reclame quando piso o risco :)