Páginas

domingo, 19 de agosto de 2018

Leitura de férias



... Passei anos no ciclo dieta-compulsão. Sempre que fazia uma dieta, inconscientemente enviava ao meu cérebro um alerta de que estava num periodo de fome. Estando num periodo de semi-fome, eram ativados os meus instintos de sobrevivência, causando alterações psicológicas no meu cérebro, fazendo com que só conseguisse pensar em comida até ser impossível controlar-me e eventualmente cedia à compulsão. E de cada vez que tinha uma compulsão, achava que tinha de restringir-me mais para compensar...
Qualquer pessoa que já passou por isto sabe como é que funciona o ciclo:

Passo 1: Achas-te muito gorda, então começas uma dieta. Nos primeiros tempos perdes peso, o que prova que a dieta funciona.

Passo 2: A tua perda de peso abranda porque o teu corpo tenta manter-se no seu nível de conforto, logo tens de restringir mais um pouco o que consomes. Podes conseguir manter este passo durante algumas semanas, ou mesmo meses, mas estás literalmente a lutar contra o teu próprio corpo e inevitavelmente cairás em compulsão

Passo 3: Estragaste tudo. Comeste tudo o que era proibido. De acordo com o plano, falhaste e se é para falhar, mais vale fazê-lo em grande - venha de lá a compulsão. Sem te aperceberes, tornaste a ganhar o peso todo de volta e talvez mais um pouco.

Passo 4: Achas-te muito gorda, então começas uma dieta...

... Quem faz dieta tem força de vontade, mas este ciclo não tem nada a ver com força de vontade. Este ciclo tem a ver com biologia, e só consegues combater os teus instintos biológicos até determinado ponto. A indústria dietética, fez milhões a convencer-nos de que não é assim.
'Body Positive Power' - Megan Jayne Crabbe

Este livro é um verdadeiro abre-olhos sobre a indústria da beleza. Nunca tinha pensado sobre o facto de haver tantos ramos de negócio que fazem dinheiro à custa de todas as inseguranças que temos na nossa cabeça, mas que são realmente alimentadas por elas mesmas desde que somos crianças, ainda que subtilmente.

Pela primeira vez na minha vida ando na praia e na piscina sem me preocupar em comparações entre mim e os outros. Esse pensamento está a ser cada vez mais enterrado num sítio profundo. E fico imensamente feliz de ouvir a minha filha partilhar esse mesmo conceito.

1 comentário: