Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A trilhar novos caminhos



Um dos passos deste caminho de self-love é eliminar o pensamento de dieta e adotar a alimentação intuitiva o que na prática significa que não há alimentos maus ou proibidos. Há sim alimentos que devemos consumir mais moderadamente do que outros e uma cultura (nova para mim) de escutar o meu corpo e perceber do que ele necessita e quando necessita. Acabam-se assim as horas certas para comer e as saladinhas e sopinhas em detrimento de tudo o resto.

Ora, mas agora ando a abusar um bocado.. sim, tenho consciência disso, mas faz realmente parte do percurso. É o chamado dois passinhos atrás para dar um passo à frente. Não nos podemos esquecer que foram anos e anos de alimentos proibidos e a sensação de liberdade agora é imensa!!

drclaudiatfelty: Intuitive eating over time = balanced eating.
This is really difficult to understand when you begin #
intuitiveeating and that’s totally understandable since most of us come from #dietlife where we aren’t allowed to have any of the foods we crave without guilt.That’s why it’s so important that you understand it’s COMPLETELY NORMAL to overeat the foods you’ve restricted when you first start out.
The overeating doesn’t last forever, but it’s a super important step in your journey. It says you’re willing to let you and your body figure things out, on your own terms, without any outside interference from dieting.
When I first started, I overate, and over time I realized that I just didn’t need to do that anymore. I also became very aware of what food made me feel the best and which food wasn’t serving me well.
So I choose what’s best for my body and my mind. What does that look like? For me that’s mostly whole foods, lots of plants, and something for dessert. Because dessert is nothing to feel bad about 😉


Em português:

Alimentação intuitiva ao fim de algum tempo = alimentação equilibrada.
Isto é difícil compreender quando começas a alimentação intuitiva e é totalmente compreensível uma vez que a maioria de nós vem da chamada vida-de-dieta onde não nos é permitido comer aqueles alimentos que cobiçamos sem sentir culpa.
É por isso que é tão importante que percebas que é PERFEITAMENTE NORMAL comer demais ao início os alimentos que antes restringias.
Esta comilança em demasia não dura para sempre, mas é um passo muito importante no teu processo. Indica que estás disposta a deixar-te a ti própria e ao teu corpo descobrir as coisas ao teu ritmo, sem nenhuma interferência exterior de dietas.
Quando comecei, comia em demasia e com o passar do tempo percebi que já não precisava de o fazer. Também serviu para me tornar bem atenta qual a comida que me fazia sentir melhor e qual a comida que não me estava a fazer bem nenhum. Então passei a escolher o que é melhor para o meu corpo e para a minha mente. E qual é? Para mim é principalmente produtos integrais, vegetais e algo para sobremesa. Porque a sobremesa não é algo que tenha de nos fazer sentir mal 😉

Sinto-me super preparada para entrar nesta fase e não há melhor altura do que as férias para o fazer.
Vão ser 3 semanas em modo abrandar-o-ritmo e concentrar-me em mim, acho que não há melhor momento para fazer esta introspeção.

1 comentário:

  1. Faz todo o sentido, isso de estarmos mais atentos ao que o nosso corpo nos diz...
    Força nisso!

    ResponderEliminar