Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A sério?! É que não concordo mesmo nada…


A minha filha anda no 8º ano e tem aulas até às 18:30. Ora, como tem 2 pais que trabalham, de manhã ou tem aulas ou vai para o ATL. Feitas bem as contas, a miúda está com a cabeça nos livros das 8:30 às 18:30…
Na última reunião que tive no ATL, os professores (do ATL) estavam a tentar convencer os pais que os miúdos deveriam fazer os TPC em casa e resumos aos fins de semana para durante o tempo que estivessem lá poderem trabalhar as matérias do ATL…
Eu – incrédula - estava a ouvir os professores a falarem e os pais calados… não cheguei a perceber se estavam a concordar com o facto de estarem a querer sobrecarregar ainda mais as nossas crianças ou se estavam tão incrédulos como eu.
O que é certo é que a partir do momento em que nós (eu e o hubby) nos opusemos, começou a ouvir-se vozes de apoio por todo o lado. Mas então o ATL não é para fazer trabalhos de casa, tirar dúvidas e ajudar os miúdos a ganharem hábitos de estudo?!
A minha filha sai de casa todos os dias às 8:30. Entre chegar a casa, tomar banho, jantar e fazer a mochila para o dia seguinte, sentamo-nos no sofá entre as 20:00 / 20:30… ía agora fazer os TPC’s?!
E tempo para relaxar e para tocar guitarra e para simplesmente pastelar no facebook e no twitter, ver uma série… acham que isso não é necessário?!
E passar os fins de semana também agarrados aos livros?! Não concebo uma rotina destas. Os miúdos têm de ter tempo para serem miúdos!
Na próxima semana ela vai ter teste de História e de Geografia. Este fim de semana vamos passar 2 horinhas a estudar História e Geografia, isso OK… mas só porque vai ter teste na próxima semana…
Há um conceito que eu faço questão que a minha filha acredite: Tu tens tempo para tudo. Tens tempo para estares com os teus amigos, com os teus pais e com a tua família. Há espaço na nossa vida para tudo, mas nas proporções certas.
Não é a abafarem as nossas crianças com trabalho que elas vão dar mais rendimento, muito pelo contrário, pode é levar à desmotivação total.
Será que sou eu que sou muito permissiva ou está tudo louco?!

1 comentário: